CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TICs
CURSISTA: Deusvanete do Socorro R. da Silva
Nilmara Gurjão
Telma Moraes Ribeiro
FORMADORA: Rosana Pacheco
UNIDADE: IV – Currículo, Projetos e Tecnologias
TEMA: Reflexão SUBTEMA: Vídeos
SANTANA-AP, 21 de Dezembro de 2011.
O USO DE MULTIMÍDIA NA SALA DE AULA
No decorrer do curso conhecemos vários tipos de tecnologias a ser utilizado como ferramenta pedagógica. Em cada atividade nos deparamos com mídias que nos possibilitaram explorar vários tipos de recursos tecnológicos.
Durante o curso utilizamos vídeos, fotos, slides, áudio para enriquecer nossos trabalhos e a nossa prática pedagógica dentro da sala de aula. Através das tecnologias recebemos informações, pesquisamos, divulgamos trabalhos, interagimos com outras pessoas. Essa formação inicial de como trabalhar com as TICS possibilitou uma experiência nova de propor aos alunos um aprendizado diferente. Passamos entender que o computador é uma ferramenta pedagógica, que a internet não é mas um espaço somente de informação , mas de recurso na produção do conhecimento um espaço de socializar ideias, divulgação de projetos de trabalho.
No vídeo O Passo onde alunos apresentam o produto de uma aprendizagem e no vídeo com a entrevista de Lucas Ciavatta que o professor também precisa viver esse processo constantemente tornando mais verdadeira a proposta de um processo de ensinar-aprender/aprender a ensinar. Esses dois vídeos mostra como utilizar os objetos midiáticos para socializar projetos desenvolvidos na escola.
Outro recursos que chamou atenção foi a proposta de trabalhar a pesquisa , onde o professor lança um tema e instiga os alunos a buscar subtemas que lhe traga algum interesse em responder perguntas sobre eles, que busquem a resolução de problemas levantados pelos alunos . E poder concluir a pesquisa com a produção de mídias pelos alunos.
Através desses projetos podemos destacar como aprendizagens, competências ou saberes: capacidade de trabalhar em equipe; desenvolvimento da autonomia; desenvolvimento do pensamento crítico, onde os alunos expressam suas próprias opiniões, criatividade, participação e autonomia intelectual
Por meio dos vídeos pesquisados percebeu-se a importância que as multimídias têm na nossa vida pessoal e profissional, pois através de um simples vídeo, podemos alcançar grandes objetivos e aprendizados, tanto o professor como o aluno.
REFERÊNCIAS:
Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Unidade IV.
Alberto José da Costa; Maria Elisabette Brisola Brito Prado; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
ResponderExcluirNOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica
MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28
ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html
CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros
JOAQUIM GOMES DE SOUZA, "O SOUZINHA" (1829-1864) E MARÍLIA CHAVES PEIXOTO (1921 - 1961): OS PAIS DA MEDALHA FIELDS BRASILEIRA (não publicado, disponível por e-mail)
PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense
SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html